Esse blog nasceu de minha necessidade de, por vezes expressar, meus pensamentos, idéias, desabafos e devaneios. Enfim, como o próprio nome ja diz numa tradução despretenciosa, as idéias da minha mente cujo, primeiro Insight já foi arriscar um trocadilho com "Inside" my mind. Portanto sejam bem vindos... e... sintam-se em casa!

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Se eu fosse voce...

EMPATIA

" Na psicologia e nas neurociências contemporâneas a empatia é uma "espécie de inteligência emocional" e pode ser dividida em dois tipos: a cognitiva - relacionada à capacidade de compreender a perspectiva psicológica das outras pessoas; e a afetiva - relacionada à habilidade de experimentar reações emocionais por meio da observação da experiência alheia.

Acho que a palavra do século, é a intolerância, e está conseque ser pior que umas de suas progenitoras a palavra "preconceito", isso porque o preconceito ainda consegue ser valado, claro, nem por isso menos nefasto, mas ao menos isso facilita ser mais comedido.
A intolerancia, por sua vez, nada mais é do que o preconceito manifestado em sua forma mais extrema.
E tudo isso porque as pessoas insistem em achar que algo só está certo se for sob a égide do seu comportamento, das suas convicções e da suas percepção do que é lícito e melhor.
Ja notaram como é comum ouvir:
Ahh se eu fosse voce eu faria assim...
Talvez voce mesmo tenha dito isso a alguém hoje...
Mas quantas vezes voce já parou para rever esse conceito? essa frase tão comum:
"SE EU FOSSE VOCE"...
Não estou criticando essa frase, ela é como uma espada com dois gumes afiada e eficiente. Se tão somente a colocássemos em pratica de modo a buscar soluções, respostas e entendimento e não para impormos nossas ideias.
Isso é EMPATIA:
SE EU FOSSE VOCE, como eu estaria me sentindo agora?
Se eu estivesse no seu lugar quais seriam minhas opções? Minha reações?
Se eu visse o problema sob a sua ótica será que eu defenderia a posição qeu defendo agora?
Precisamos entender que mais importante do que o que acontece é o motivo que nos leva a uma determinada reação.
Se aprendermos a tão somente antes de julgarmos alguém, antes de quere impor a ela nossa receita de bolo, apenas nos colocarmos em seu lugar, compartilharmos de suas angústia, ansiedade, euforia ou seja la o que for é que conseguiremos entender e sugerir quqlquer tipo de aconselhamento. O curioso é que muitas vezes esse simples exercício é suficiente para efetuar mudanças em nós mesmos, e nos fazer rever cnceitos sobre tudo e todos.
Talvez por isso, seja tão comum alguém criticar outra hoje esntando de fora... e amanhã numa situação parecida, age exatamente como a quem criticou e causou maires estragos à sociedade do que o bem.

Se eu fosse voce creio que faria a mesma coisa! Essa frase seria mais frequente em contrapartida à SE eu fosse voce faria, assim assim e assado.

O sábio diz: O otimista ve um copo com agua até a metade e diz:
Esse copo está meio cheio, ao passo que o pessimista se refere ao mesmo copo como estando meio vazio.
Eu diria que o inteligente tentaria entender a visão de cada um.
Afinal é o mesmo copo o mesmo liquido comum aos dois, mas no fundo, é sempre uma questão de respeito e de escolha... Escolher sempre a melhor forma de lidar com um grande problema!

Um comentário:

  1. Sempre lendo e apreciando suas postagens......
    Cada vez mais bonitas significativas...
    Beijus Celo!!!

    ResponderExcluir